
Capoeiragem Carioca é um museu virtual voltado para a pesquisa e a preservação da capoeira da cidade do Rio de Janeiro.
Em caráter multimídia, o museu tem como fio condutor as histórias de vida de importantes mestres da capoeira do Rio.
Seus depoimentos e boa parte de seus acervos pessoais estão disponíveis na página O Canto da Iúna.
Embora a capoeira hoje esteja largamente disseminada por todas as partes da cidade, o projeto tem como ponto de partida a região onde ela floresceu em meados do século XX, o subúrbio carioca.
Foi na zona da Leopoldina que, a partir dos anos 50, importantes mestres oriundos da Bahia, como Artur Emídio, Paraná e Mario Buscapé, formaram as primeiras escolas de capoeira da cidade.
A página Iê, Viva Meu Mestre é dedicada a contar um pouco das histórias desses pioneiros no ensino da sua arte no Rio de Janeiro.
Se a capoeira é luta, jogo, expressão corporal, autoconhecimento, o museu busca abarcar essa riqueza entrelaçando imagens e sons com as intervenções artísticas de Tarso Gentil ao longo das suas galerias.
O site conta também com a página Toca Berimbau, Camará, na qual realizamos uma compilação de importantes álbuns e registros sonoros da capoeiragem do Rio.
Desse modo, Capoeiragem Carioca convida o visitante a percorrer o site e ter uma experiência em que as memórias e os sentidos sejam estimulados de formas múltiplas.
O Museu Virtual da Capoeiragem Carioca é um projeto realizado como contrapartida da Lei Emergencial Aldir Blanc com recursos oriundos da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro.
Para informações ou dúvidas, contacte-nos através do e-mail: museudacapoeiragemcarioca@gmail.com
